quarta-feira, 22 de julho de 2009

FILHAS DO VENTO


Há mais ou menos cinco anos, o longa-metragem “Filhas do Vento” de Joel Zito Araujo, arrebatava seis “kikitos” no Festival de Gramado, em meio a uma polêmica, na qual os premiados (melhor diretor- Joel Zito Araujo, melhor ator- Milton Gonçalves, melhores atrizes -Lea Garcia e Ruth de Souza, melhores atrizes coadjuvantes- Thalma de Freitas e Thais Araujo e melhor ator coadjuvante- Rocco Pitanga) devolveram seus prêmios em resposta a declarações do presidente do Júri, crítico de cinema Rubens Ewald Filho, que em resumo, parecia indicar que a premiação fora uma concessão política.

Mal entendidos e nomes à parte, o presidente do Júri cometeu pelo menos uma leitura crítica errada do filme, deixando de enxergar o que as filhas e filhos do vento não se cansam de tentar fazer, com alegrias e tristezas, com decepções e conquistas, com idas e vindas, no filme, que é mexer no estabelecido, tirar as pessoas de seus lugares, em resumo: um filme do movimento, sem dúvida! Quando “Dom Corleone-Zé das Bicicletas-Milton Gonçalves” morre no jardim da casa, abre um novo ciclo, onde até a volta se incorpora ao movimento, sem que a reconciliação signifique abdicar, e abre-se a perspectiva de novos rumos.

Neste sentido, aceitar o lugar, a concessão, significaria mesmo abrir mão do movimento, desta força do vento que impele andar e sair da redoma onde querem sempre nos manter, ainda que prá nos proteger ou supostamente valorizar. Reconhecer o movimento ainda quando tudo parece parado (e não está!) e ainda quando dele não tenhamos controle algum (Viva a roda-viva!) é talvez a maior tarefa de uma crítica mais ampla, que ultrapasse a aparência e destaque o sentimento da interpretação de tão bons atores.

O Festival de Gramado como um todo, deve se deixar levar pelo vento, e ter o orgulho de ser por já algum tempo, parte deste movimento de um rico cinema, cuja qualidade emerge de sua cada vez maior amplitude e diversidade, ocupando cada vez mais lugares, indo e vindo. O filme é sensacional pelo desempenho de seus atores a atrizes, muitos e maravilhosos !


Nenhum comentário: