domingo, 3 de fevereiro de 2008

V DE VINGANÇA


Confesso desde já que não sou e nunca fui um fã de histórias em quadrinhos. Li muitas, como todo mundo, mas estou longe de ser considerado um aficionado pelo gênero.Ainda mais se considerarmos o mundo das HQs modernas, sérias, que na globalização de hoje alguns chamam de “graphic novels”. Confesso ainda, que até recentemente, pouco contato tinha com os expoentes desta arte. Até que na faculdade de Artes, fui apresentado a “Will Eisner” e “Frank Miller”, e como não podia deixar de ser, assisti ao filme “SIN CITY” (uma produção de 2005 do Robert Rodriguez e do próprio Frank Miller) que achei interessante como cinema,e que meus amigos garantem que é bastante fiel aos quadrinhos. Desde já, esclareço que meu gosto pelo estilo parou por aí e não vi até hoje “300 de Esparta” que também é uma adaptação de história do Frank Miller. Só para não deixar de falar ele também trabalhou no roteiro do melhor Batman, que é o do Tim Burton.

Mas voltemos ao tema. Agora, acabei de ver V DE VINGANÇA, um filme baseado nos quadrinhos de Alan Moore e David Lloyd , publicados na Inglaterra na década de 80, e que foi produzido em 2005 pelos já famosos irmãos Wachowski, responsáveis pela trilogia MATRIX. Gostei muito do filme, embora os amigos aficionados digam que não é tão fiel aos quadrinhos. Não importa. É uma história sobre uma Inglaterra do futuro, no estilo 1984 de Orwell, e o filme mistura crítica política de alto nível, com um bom roteiro, e é claro a Natalie Portman.Há um pouco da pretensão (não totalmente ruim) característica dos brothers de dar um tratamento filosófico para a discussão sobre a liberdade e a violência. Mas é bem legal, e principalmente porque estou nadando em uma praia que não é a minha e desconfio que há até uma certa barreira de gerações. Aqui no Brasil, enxerga-se mais a influência destas graphics novels entre o pessoal de São Paulo (acho até que tem a ver) como no filme CIDADE OCULTA (1986) Inspirado nos quadrinhos de Will Eisner e estrelado pela Carla Camuratti e com a presença do Arrigo Barnabé, de quem já vi ( em 2003 ou 2004) uma ópera-pop “O Homem dos crocodilos- um caso clínico em dois atos” em que o libreto era em formato de HQ. Para finalizar este extenso e trabalhoso post, a informação de que o filme SPIRIT (nada a ver com corcel) baseado na obra de Eisner e com direção do próprio Frank Miller está com lançamento previsto para 2009. Valeu, vou parar por aqui se não acabo falando de “ANIME”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Rick! Eu vi V de vingança duas vezes (Marcelo adora esse filme). Gostei bastante, acho a história envolvente, o filme bem dirigido. Enfim, boa indicação!

Beijos