quinta-feira, 3 de abril de 2008

"ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA"

Está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2008, um filme que promete ser uma das sensações da indústria cinematográfica: O título em inglês é Blindness e o filme uma adaptação do romance do prêmio Nobel português, José Saramago. O diretor, o nosso brasileiro Fernando Meirelles, definitivamente incorporado ao mercado cionematográfico mundial de ponta. O roteiro, de Don Mckellar, e o elenco com estrelas tipo Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael Garcia Bernal, Danny Glover e a nossa Alice Braga. O filme deve ser mesmo um sucesso, pois é apoiado em um grande romance, cuja estória é mais ou menos a seguinte: espalha-se uma misteriosa doença, uma cegueira entre a população e apenas a esposa de um médico, dos primeiros que tem contato com a doença, consegue enxergar. Os doentes são confinados para evitar o contágio e por aí vai. Confesso que tive a maior dificuldade para ler o livro até o final, de tão bom que ele é, provoca mal estar. A principal dificuldade que os produtores e diretores estão tendo é retirar do filme este clima barra pesada, mas este é um objetivo fácil para a indústria hoje. O Fernando Meirelles ( Cidade de Deus, Domésticas ) já mostrou que é competente prá caramba e outro risco para o filme é ficar no multiculturalismo da nova globalização cinematográfica, da qual o Jardineiro Fiel não escapou. Outro grande lance é a trilha sonora, que parece vai ficar na criativa sonoridade do grupo brasileiro-mineiro Uakti. Quem enxerga um pouco já antevê um sucessão ! Tomara !

2 comentários:

Unknown disse...

Peguei o trocadilho.
Mas o interessante é a dificuldade que senti em antever um sucesso. É preciso muita visão dos que conduzirão este projeto, para não cair em tantos buracos que você mesmo mostra... Mas acho que eles conseguirão chegar do outro lado. Não sei como, mas sei que vão. Espero conseguir ler o livro antes de lançarem o filme. Não gosto de ler livro depois de ter assistido a adaptação... é meio "vicioso" eu acho. Abs

Anônimo disse...

Olá pessoall,

visita rápida... dei uma espiada(e ultima) no blog daquele luciano trigo, sujeito bastante desatualizado sobre as artes deste mundo(parece um remake capenga de Greenberg) onde encontrei comentário seu(vc certamente eh mais democratico do que este "joio", que nao abre espaço para comentarios "anonimos"...obriga o outro a ser usuario do blogger) e uma resposta do cara lamentando professor que nao quis ouvi-lo, etc. pouco tempo atras, este joio esteve em minha pagina do orkut(onde vou raramente),
respondi ao scrap sugerindo link de site de uma dupla bastante ousada de artistas, com trabalho pautado na ironia e provocação... eis que joio rapidamente deletou meu scrap com o tal link, estabelecendo censuras.
o que eh risivel, eh que o cara precisa ler e estudar mais, pois atualmente todas as possibilidades e manifestações artísticas são possíveis... a arte contemporanea, graças aos "deuses", não precisa mais de burgues(o que deve irritar bastante a este pequeno-burgues morador de ipanema) e igreja para existir.
abs.
A.