domingo, 24 de fevereiro de 2008

"DOGVILLE"

Claro, hoje é o dia do Oscar, uma festa para a indústria do cinema, mas sobre isto certamente muitos falarão por aí. Dogville é uma produção de 2003, dirigida por Lars Von Triers, e estrelada pela Nicole Kidman. Além dela, o Paul Bettany (que faz muito bem o papel de Tom), o James Caan ( também magistral embora em pequena (temporal) participação como gangster/pai), Lauren Bacal, e outros..Não poderia deixar de falar um pouco sobre a Nicole. Não é só pela beleza (estonteante) mas pelo desempenho (brilhante) e principalmente pela coragem de fazer papéis e filmes que fogem do tradicional e dos confortáveis blockbusters do mercado ( não deixa de ver o desconfortável “ A Pele” também já em DVD). Voltando ao filme, trata-se de uma produção polêmica, que muitas críticas consideram não como cinema, mas como teatro filmado, pois o filme todo é concebido em uma cidade cenográfica, desenhada no chão. Evidentemente não é cinema, pelo menos no sentido tradicional da substância e forma, mas ultrapassada esta questão e considerando que se trata de um filme colocado como cinema, é uma obra de arte fantástica sobre o ser humano e alguns de nossos sentimentos, por pior que isto possa parecer. O filme diz muito sobre a dificuldade que muitos de nós ( eu) temos de dizer não e nossa vontade de sermos aceitos e queridos, e também sobre nossa arrogância e falta de humildade, disfarçadas em compreensão (superior). Mais ainda, fala sobre nossa dificuldade em exercer o poder e muita coisa mais. O cineasta e diretor, foi u dos expoentes do movimento Dogma, na década de 90, que pretendia questionar os rumos da indústria cinematográfica. Este movimento, de origem nórdica, a que já me referi no post sobre Joana D’Arc, estabeleceu algumas regras para uma produção cinematográfica mais naturalista e criou uma espécie de instituição que existe até hoje, mas cujos resultados são muito pouco conhecidos e divulgados.As regras do Dogma 95, também conhecidas como “voto de castidade”, são:

  1. As filmagens devem ser feitas em locais externos. Não podem ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular, deve-se escolher um ambiente externo onde ele se encontre).
  2. O som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. (A música não poderá ser utilizada a menos que ressoe no local onde se filma a cena).
  3. A câmera deve ser usada na mão. São consentidos todos os movimentos - ou a imobilidade - devidos aos movimentos do corpo. (O filme não deve ser feito onde a câmera está colocada; são as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar).
  4. O filme deve ser em cores. Não se aceita nenhuma iluminação especial. (Se há muito pouca luz, a cena deve ser cortada, ou então, pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera).
  5. São proibidos os truques fotográficos e filtros.
  6. O filme não deve conter nenhuma ação "superficial". (Homicídios, Armas, etc. não podem ocorrer).
  7. São vetados os deslocamentos temporais ou geográficos. (Isto significa que o filme se desenvolve em tempo real).
  8. São inaceitáveis os filmes de gênero.
  9. O filme deve ser em 35 mm, padrão.
  10. O nome do diretor não deve figurar nos créditos.

Os realizadores devem enviar cópias de seus filmes à entidade que gerencia o Dogma 95 e submetê-los à avaliação. Caso aprovado e verificado que o voto de castidade foi cumprido, os seus autores recebem o Certificado Dogma 95.

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