A partir de hoje estarei postando não apenas impressões cinematográficas, mas sobre tudo no blog Cardo do Meier http://cardo-meier.blogspot.com/
para onde foram transferidos os arquivos e comentários
domingo, 4 de abril de 2010
sábado, 27 de março de 2010
FAVELA RISING
"Favela Rising" é um documentário norte-americano de 2005 sobre a experiência do Afro-Reggae em Vigário Geral, centrado na figura de um de seus líderes , Anderson, e muito focado na idéiada contra-opção ao tráfico. O documentário é interessante pelas cenas que revela, sem dúvida, mas não é tão aberto em termos de uma visão mais ampla da própria comunidade. É um tema interessante, porque a favela de hoje não tem mais aquela aura que tinha na década de 60, de comunidades de pessoas de origem semi-rural, com estrutura econòmica miserável. Muito interessante e aguardado o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Cacá Diegues, um dos cineastas de "Cinco vezes Favela" e que agora coordena cinco produções feitas pelos próprios moradores de favela. Falta muito esta imagem produzida pelos próprios. De qualquer jeito, é interessante ver o que os diretores Jeff Zimbalist e Matt Machory desejam mostrar, tirando um certo ar meio triunfalista e até sobrenatural que fica um pouco presente e que a meu ver prejudica um pouco a amostragem sem prejuízo do quanto de bom isto pode resultar para o projeto.
domingo, 21 de março de 2010
FÜHRER EX

sábado, 20 de março de 2010
O HOMEM ERRADO
Não havia visto até hoje este bom filme do Alfred Hitchcock, "The Wrong Man" (1956) com um excelente desempenho do Henry Fonda e da Vera Miles, como um casal mediano que é vítima de um erro policial e judicial baseado em um reconhecimento equivocado. O tema de falsos julgamentos e suas consequencias é forte para alguns ( para mim , sem dúvida) e o trabalho dos atores e a direção só ajudam. Há uma cena clássica de direção de fotografia na cela da prisão. É algo incrível como Henry Fonda faz bem o soldado, o mocinho de faroeste e o homem comum, como neste filme, sem deixar sua presença sobrepujar o representado. Há uma leitura deste filme que o aproxima de uma tentativa neo-realista de retratar Nova Iorque dos anos 50, o que realmente o filme faz bem. Acho que gostei porque foge um pouco do estilo de suspense Hitchcockiano, que raraz vezes cai bem , no meu gosto ( sem deixar de assinalar que o cara é mesmo um mestre ). Valeu !
sexta-feira, 19 de março de 2010
DA CAMA PARA FAMA
"Da Cama para a Fama" é o título que arrumaram em português para " Torremolinos 73" , um filme espanhol, roteiro e direção de Pablo Berger, de 2003, estrelado pelos bons atores espanhóis Javier Camara e Candela Peña, além do ator dinamarquês Mads Mikkelsen ( um papel de menor expressão ). Trata-se de um misto de comédia ( há boas cenas engraçadas ! ) e drama, envolvendo questões como o machismo, e também uma certa homenagem ao cinema de Ingmar Bergman, pois o filme é uma co-produção Espanha e Dinamarca. Não chega a ser uma obra de arte, mas diverte e passa bem, sem a estupidez reinante no espetacular mundo de hoje. Legal !
domingo, 14 de março de 2010
INIMIGOS PÚBLICOS
O filme " Inimigos públicos" (2009) de Michel Mann, é exatamente o que o cartaz anuncia, um filme de ator, no caso , o Jonhy Deep, que como sempre dá um show de interpretação, fazendo o papel do assaltante de bancos Jonh Dillinger, que gozava de grande popularidade nos EUA na década de 30. É certo que o diretor é especialista em filmes de polícia e bandido e que há muitas boas interpretações secundárias como por exemplo o Cristhian Bale e a Marion Cotillard, mas o filme é o Jonhy Deep. Tem duas cenas muito absurdas que estragam um pouco a veracidade do filme, mas nada que se possa deixar de recomendar o mesmo, como uma boa distração com bons desempenhos de atores. Para quem gosta de saraivada de balas !
sexta-feira, 12 de março de 2010
DISTRITO 9
"DISTRITO 9" ( 2009) é um bom filme de ação e de ficção científica, do sul-africano Neil Blomkamp, que tem muita bagagem na área de efeitos visuais. Não se trata muito da minha "praia" mas o filme é recheado de analogias e metáforas sobre segregação, discriminação, o que o torna sem dúvida, mais interessante. Não é um filme de atores, mas apresneta uma boa direção e o estilo meio documentário meio jornalístico do início é um dos pontos altos, antes do filme se tornar efeitos e ação. Acima da média dos filmes de mesmo estilo !
quarta-feira, 3 de março de 2010
O DESINFORMANTE
O título em português não ajuda muito o filme, que foi uma agradável surpresa. É a estória de um executivo de uma grande firma, que acaba se envolvendo com espionagem e o FBI. O roteiro e a direção conseguem produzir um filme que prende sua atenção e te surpreende, afastando-se do que parece ser um trailer de denúncia ou até mesmo um filme de humor, para se constituir em um quase drama de caráter subjetivo, na área das compulsões. Não acho o Matt Damon um grande ator, mas pouca diferença faz, pois não é um filme de ator. desta vez o Steven Sorderbergh depois dos sofríveis "Não sei que de uma garota de programa" e "Che" consegue acertar na mão. A pesquisa sobre o roteirista "Scott Burns" revela que o mesmo também foi o roteirista de "identidade Bourne" ( nada posso falar porque não vi) mas pela amostra deste filme, entende do riscado. valeu !
sábado, 27 de fevereiro de 2010
BASTARDOS INGLÓRIOS
Tive certa dificuldade em entender "Bastardos Inglórios" ( 2009) do Quentin Tarantino. Acho que ele tentou fazer uma "brincadeira" ( sem nenhum sentido pejorativo na palavra) com colagens e referencias de outros filmes, enrolando o cinema alemão da primeira metade do século com o nazismo e questões temáticas de difícil solução. A chave para mim foi a adoção, por exemplo do nome de "Stiglitz" para um dos mais violentos ( trata-se do nome de um dos pais do cinema norte-americano). Há várias referências ao cinema alemão, e filmes de faroeste. Não é um filme ruim, tem bons atores, o Brad Pitt está muito ruim, mas o Daniel Bruhl ( de Adeus Lênin está bem e o Cristopher Waltz, que faz o coronel Landa está ótimo mesmo,como todos reconheceram. Porém o filme é hermético demais, inacessível para os que não detém os códigos sobre os quais é construído e que soa um pouco bobinho, tipo sessão da tarde,sem esta compreensão antecipada, dá prá ver, mas está longe do Tarantino de " Pulp Fiction" ou " Cães de Aluguel" onde além das costumeiras referencias, há outras bem mais acessíveis aos comuns dos mortais
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
SALVE GERAL
Fechando fevereiro com mais um bom filme nacional, "Salve Geral" ( 2009) de Sérgio Rezende, de quem me recordo com destaque por exemplo, do "O Homem da Capa Preta" e "Guerra de Canudos". A partir de um roteiro que não é lá estas coisas, pois parte de uma víuva, professora de piano que de repente, se envolve bastante com o PCC ( o Partido do Comando da Capital) orgnização criminosa de São Paulo, que provoca uma imensa rebelião e confronto com a polícia ( inspirado em fatos reais recentes), o diretor consegue construir uma boa e envolvente estória de ação, sem mocinhos e com muitos bandidos, mostrando ao mesmo tempo um pouco da realidade do sistema carcerário e da sociedade envolvida com o crime de perto. Com um excelente elenco com nomes pouco conhecidos e quase todos oriundos do teatro, e com o destaque da Denise Weinberg, excelente no papel de "ruiva" e com a competência habitual da Andréa Beltrão, o filme[é uma excelente representação do cinema brasileiro.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
BESOURO
O filme "Besouro" (2009) de João Daniel Thikomirof, é uma produção nacional que conta a estória do capoeirista "Besouro", um ícone, e que traz em seu conjunto muita simbologia das religiões afro-brasileiras e sem dúvida alguma da luta pela afirmação do negro na sociedade brasileira. É um bom filme, com atores e atrizes novos, que traz algum apuro técnico na direção e na fotografia, com a utilização de imagens em movimento. Pessoalmente acho que há algo na cor que prejudica o aspecto histórrico do filme, que se passa na década de 30 no reconcâvo baiano, mas sem prejuízo para o conjunto do filme, que para mim é melhor pelo seu caráter simbólico. Na comparação com "Cafundó" que tem alguma semelhança, este último é melhor com exceção do caráter político, que no final é o que sobressai mais de "Besouro". É óbvio que é imperdível
até pelo ineditismo de tais produções.
sábado, 20 de fevereiro de 2010
O PSICOLOGO (SHRINk)
O filme "Shrink" ( 2009) traduzido para "O psicólogo" é um dos bons produtos independentes do festival de Sundance de 2009. Dirigido por Jonas Pate, com roteiro de Thomas Moffet, o filme fala sobre perdas e é focado no personagem principal, um psicólogo cuja mulher se suicidou. O grande barato do filme é a atuação (sempre) primorosa do Kevin Spacey, que dá um show, e conduz a estória do filme para cenas divertidas e alguma reflexão ( não muita) sobre o processo de perdas. Há outras boas atuações, de atores novos, como Jesse Plemons (que faz Jesus, o fornecedor de maconha) e Dallas Roberts (que faz o produtor com complexo de limpeza), além das belas Keke Palmer e Saffron Burrows,sem contar o sempre engraçado-triste Robin Willians em participação especial. É um filme sem pretensões maiores, mas que diverte bem e merece ser visto.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
PESADELO AMERICANO

domingo, 14 de fevereiro de 2010
DISTURBIOS DE PRAZER

"Distúrbios de Prazer" é a tradução arranjada para " Dowloading Nancy" filme de 2008, do diretor Johan Renck, que é um dos mais conhecidos vídeo-makers de musicais e faz um filme difícil, estrelado e bem apoiado no bom trabalho dos atores Maria Bello, Rufus Seweel e Jason Patric, sendo que os dois primeiros oriundos das series Televisivas e o último já mais tarimbado. Todos estão muito bem. A dificuldade do filme é que o tema é espinhoso, trata de asssuntos como infelicidade conjugal, prazer e amor, e resvalam sempre no caricato e no clichê. Porém acho, que no final, o filme consegue ultrassar este risco e apresetar bem o enredo. Outra coisa interessante é que apesar de não ser linear, o que já é bem característico da nova forma de exposição visual, também não é confuso, fica claro o que e como aconteceu. O filme é bom e o diretor promete vôos maiores tambem no cinemão.
sábado, 13 de fevereiro de 2010
DOCES BÁRBAROS

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
MANDELA - A LUTA PELA LIBERDADE

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
GODARD



MANDERLAY

terça-feira, 26 de janeiro de 2010
ANTICRISTO

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
ÔRI

"Ôri" é um documentário da Raquel Berger, de 1989, que assisti no sábado passado, na Tv Brasil. Não é um simples documentário, mas vários documentários em um só que são construídos sobre dois eixos principais- a noção de quilombo como símbolo identitário e o processo de inserção na religiosidade afro-brasileira. Em tôrno destes dois eixos são colocadas imagens belíssimas, que por exemplo, associam a luta pela terra e o seu significado ecológico e místico com imagens da luta do movimento negro no final da década de 70, e década de 80. Há beleza e emoção, por exemplo na recuperação de imagens de uma apresentação da Banda Black Rio na década de 80, do Congresso de Cultura Afro-americano em 1982, além de imagens da própria Africa. Não é pouca coisa o que o filme faz. Acho vital que seja visto, debatido, e mostrado este retrato da cultura brasileira, especialmente para as gerações mais jovens.
HÁ QUANTO TEMPO QUE TE AMO

sábado, 23 de janeiro de 2010
BOOGIE NIGHTS - PRAZER SEM LIMITES

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
A ILHA DO ADEUS

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
CONFISSÕES DE UMA GAROTA DE PROGRAMA

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
A TETA ASSUSTADA

domingo, 3 de janeiro de 2010
UM ATO DE LIBERDADE

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
TEMPOS DE PAZ

Assinar:
Postagens (Atom)

