" Nome Próprio" ( 2007) é um filme corajoso e criativo , dirigido pelo Murilo Salles, e fantasticamente estrelado pela Leandra Leal (UAU). É de uma geração cuja pós-modernidade me torna quase que um alienígena, mas é um pouco a vida de meus filhos, talvez menos perdidos que a "Camila", mas com muitos paralelismos e pontos e em comum. Onipotente no filme o computador reina como instrumento poderoso de contato com o mundo, preenchendo os espaços do vazio, da ausência de projetos coletivos, de compartilhamentos e companheirismos, de sexo frio...Ainda é soberano o velho sonho romântico do princípe encantado, a procura de um sentido....mas a novidade e grande sacação do filme é que trata-se de um personagem de ficção, que pode ser re-escrito, encontrado e perdido. Um filme propositadamente sem música, sem cores, sem alegria, um grande filme sobre uma vida que se expressa e se expõe no espaço virtual, um simulacro, uma poesia marginal que deixou de cair na estrada e passou a cair na rede. Uma referencia !
3 comentários:
Já to colocando pra baixar...
Beijocas
Quando você me emprestou, eu esperava um pouco mais do filme. A Leandra Leal manda muito bem no papel, mas a protagonista é muito perdida e acabou ficando exagerada. Mas é legal pois mostra a ausência de família, de apego, de projetos e etc na vida dela. Talvez por isso eu a tenha achado exagerada. Na minha opinião, não é excelente nem ruim. É bom.
Vi o filme, adorei, me identifiquei com a personagem em muitos etapas da história. A Leandra é excelente atriz. Só o final que achei bobo...
Beijos
Postar um comentário