
domingo, 28 de junho de 2009
CADILLAC RECORDS

sábado, 27 de junho de 2009
VENTOS DA LIBERDADE

"Ventos da liberdade" ( The Wind that Shakes the Barley"- 2006) é um épico dirigido por Ken Loach, e que certamente interessará muito a quem gosta de política, história e de um bom cinema. O filme conta um pouco a história da independencia da Irlanda, e ajuda a entender um pouco a complicada situação política que ainda persiste naquelas Ilhas, e que em muitos sentidos desafia até mesmo a ótica marxista apresentando componentes que fogem bastante da mera questão econômica e envolvem aspectos ligados a sentimentos humanos tais como o orgulho e uma certa ética de coletividade que o filme ajuda a mostrar. Há muita filmografia sobre a Irlanda, o IRA e os heróis da libertação e da luta contra o imperalismo, ( afinal grande parte dos antecedentes dos EUA remontam a esta cultura particular) mas nenhum com a ótica aguda e privilegiada do fantástico diretor. O desempenho do ator principal, o Irlandes Cillian Murphy ajuda bastante a compor as intrincadas relações entre o subjetivo e o objetivo.
domingo, 21 de junho de 2009
PARANOIA AMERICANA

sábado, 20 de junho de 2009
O LEITOR
O leitor (The Reader) é um filme americano/alemão de 2008, que rendeu o Oscar de melhor atriz para Kate Winslet, dirigido por Stephen Daldry e co-estrelado pelo Ralph Fiennes. É um bom filme, sem ser nada de espetacular, os atores trabalham bem realmente, mas é um filme difícil, que pretende falar ao mesmo tempo de subjetividade, ou seja, daquela dificuldade pelo menos para mim muito conhecida e germânica de expressar sentimentos, e ao mesmo tempo fazer algum tipo de relação com a questão do nazismo e da segunda guerra. O filme é mais feliz apenas no primeiro aspecto, do qual o maior emblema é ele mandar fitas ao invés de visitar a personagem da Kate Winslet ( Hanna). Acho que ele ( o filme) não consegue fazer a relação com o comportamento dos alemães no nazismo, até porque é discutível se há mesmo esta relação. Não sei se encontraremos em aspectos muitos subjetivos, o comportamento da maior parte do povo alemão durante o regime regime nazista. Longe de ser excelente, é um bom filme, que merece ser visto. O Ralph Fiennes tem um perfil físico-psicológico impressionante para fazer este típico alemão da chamada meia-idade. Ajuda muito !
domingo, 14 de junho de 2009
BETTIE PAGE

sábado, 13 de junho de 2009
CONTROLE

terça-feira, 9 de junho de 2009
O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

segunda-feira, 8 de junho de 2009
O LUTADOR

O Lutador ("The Wrestler") não é uma obra-prima, mas é um bom filme de 2008, que transforma um roteiro que não é um primor de criatividade ( afinal você já viu esta estória de um lutador desajustado) em um trabalho bem conduzido, no qual Mickey Rourke e Marisa Tomei desempenham seus papéis muito bem, sndo que no caso do Mickey há um facilitador físico, que não acontece com a Marisa Tomei. Achei as cenas com a filha quase que dispensáveis...Muito legal do ponto de vista cinematográfico a entrada triunfante no supermercado quando vai trabalhar no balcão de frios...No final, o filme consegue passar bem a mensagem que se propõe, expondo um pouco este universo das lutas profissionais, que aqui entre nós certamente farão lembrar o Telecatch patrocinado pelo Run Montilla e o "ídolo" Ted Boy Marino. O Mickey Rourke com todo seu bom desempenho, faz aumentar a saudade do grande ator que ele poderia ter sido, e do seu duelo com Robert de Niro em " Coração Satânico" de Alan Parker. Tomara que tenha re-despertado, pois são poucos os atores que conseguem expressar tão bem emoções no corpo. Vale a pena ver, sem sombra de dúvida!
Assinar:
Postagens (Atom)

